A Inteligência Artificial (IA) está ganhando destaque na agricultura, ajudando a melhorar processos, aumentar eficiência e reduzir custos. Em 2023, foram investidos 1,7 bilhão de dólares em IA, e espera-se que esse valor cresça para cerca de 4,7 bilhões até 2028, de acordo com a Statista.
Essa tendência foi discutida no evento "Construindo o Amanhã: Inovações Tecnológicas que Moldarão o Mercado", promovido pela consultoria keeggo.
Alguns agricultores estão investindo em conectividade para usar sistemas de gestão que os ajudam a tomar decisões melhores. Por exemplo, identificar onde há pragas e aplicar produtos químicos apenas onde necessário, reduzindo custos e impactos ambientais, como explicou Alexandre Stephan, da SP Ventures.
Um estudo da Universidade de Brasília mostrou que a região Centro-Oeste lidera a adoção da agricultura digital, com 80% dos produtores utilizando softwares ou aplicativos.
Entre os recursos utilizados, a pesquisa revelou que 64,8% fazem uso de programas de planejamento anual, 62,9% utilizam programas de cálculo para controle financeiro e gestão de máquinas, 51,8% usam telemetria para transmissão remota de dados, 27,7% recorrem a drones para mapeamento e gestão de culturas, e 14,8% implementam sensores de vegetação.
Rogério Athayde, CTO da keeggo, destaca que a IA não só torna as operações mais eficientes, mas também oferece soluções rápidas e compreensíveis para os produtores, desempenhando um papel crucial na segurança alimentar global.
Resumindo, a IA está mudando a face do agronegócio, tornando-o mais eficiente, sustentável e resistente, desempenhando um papel fundamental na segurança alimentar global.
Aplicações Práticas da IA na Agricultura:
- Agricultura de precisão: uso de dados de sensores, imagens de satélite e drones para monitorar o crescimento das colheitas, identificar problemas e otimizar recursos.
- Previsão de safras: algoritmos analisam dados climáticos, de solo e de cultivo para prever a produção agrícola, auxiliando os produtores no planejamento.
- Detecção de pragas e doenças: a tecnologia analisa imagens de plantas, identificando sinais de infestação para uma resposta rápida e eficaz.
- Mercado e precificação: sistemas analisam dados de mercado para ajudar agricultores na tomada de decisões sobre valores de produtos cultivados.
Athayde conclui: "As novas tecnologias no agronegócio estão trazendo ganhos significativos em eficiência, sustentabilidade e produtividade. Com o uso inteligente, podemos enfrentar os desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade, garantindo um futuro próspero para o setor”.
Venkonnect
Para maximizar os benefícios da Inteligência Artificial (IA) e de outras tecnologias que impulsionam a produtividade no campo, como a Internet das Coisas (IoT), é crucial alcançar um nível mais avançado de conectividade. Essa transição para um ambiente mais conectado é viabilizada pelo inovador kit 4G/5G da Venko.
Composto por toda a Arquitetura do Core, Rádios para Estações de Transmissão e CPEs internos e externos, esse kit é projetado especialmente para o ambiente agrícola moderno, garantindo conectividade eficiente e confiável.
Por meio dessa solução, provedores podem disponibilizar planos de conectividade para fazendas, cooperativas e propriedades rurais, facilitando a comunicação entre pessoas, desbloqueando o potencial das máquinas e otimizando a produção.
Conheça a solução clicando aqui.
Fonte: Portal Máquinas Agrícolas e Assessoria Venko
Foto: Canva