Português Inglês

Fique por dentro de nossas notícias

8 diferenças fundamentais entre LTE e 4G

03 de Janeiro, 2023
Conheça quais são as diferenças entre LTE e 4G

As redes Long Term Evolution (LTE, ou Evolução a Longo Prazo, em tradução livre) e de quarta geração (4G) foram introduzidas na mesma época e são frequentemente comercializadas juntas. No entanto, existem várias diferenças entre LTE e 4G, sendo o último o mais rápido e mais adequado para demandas superiores de conectividade.

Compreendendo o padrão de evolução de longo prazo (LTE)

O LTE pode ser descrito como a quarta geração sucessora do 3G, melhorando o desempenho e a velocidade existentes. A solução também é um padrão para comunicação de banda larga sem fio para dispositivos móveis e terminais de dados com base nos padrões Global System for Mobile Communications (GSM) e UMTS.

Após o desenvolvimento do sistema 3G UMTS, houve a necessidade de desenvolvimento de padrões ainda melhores para o sistema de telecomunicações. Isso levou à criação do LTE, um padrão semelhante ao 4G, mas com suas particularidades. O LTE não apenas significou velocidade de dados mais rápida e melhor desempenho em relação ao 3G, mas também significou custos operacionais mais baixos.

Em 2008, criado pelo 3GPP, ou o Projeto de Parceria de Terceira Geração, o LTE foi implantado para uso público. Às vezes é chamado de 3,95G e é popularmente comercializado como 4G LTE. O LTE fornece melhor capacidade operacional do que os padrões do 3G porque usa uma interface de rádio diferente e apresenta melhoria da rede central. Deve-se notar que o LTE opera usando frequências e bandas variadas em outros países. Isso significa que nem todos os telefones podem usar LTE em todos os países onde o LTE é suportado.

Compreendendo o padrão de quarta geração (4G)

O padrão 4G representa a quarta geração de tecnologia de rede. É o estágio das telecomunicações móveis que oferece melhor funcionalidade do que a rede 3G e do que o LTE, sendo o antecessor imediata da rede de quinta geração (5G). O padrão para a tecnologia sem fio 4G foi definido pela ITU (União Internacional de Telecomunicações), com diferenças fundamentais, que incluem velocidade de dados e tecnologia de transmissão.

Considerando a velocidade de dados, o 4G veio com uma velocidade e largura de banda muito maior quando comparado ao 3G. O 3G tinha uma velocidade máxima de 14 Mbps, enquanto os usuários do 4G podem baixar e transmitir vídeos ao vivo em alta definição (HD) e participar do protocolo de voz sobre internet (VoIP) com velocidade de até 150 Mbps.

O 4G oferece uma velocidade estacionária de até 1 GBps e uma alta velocidade de upload de até 50 mbps. Esses motivos e a ampla aplicabilidade do padrão tornaram o 4G a tecnologia de rede mais comum usada por provedores de serviços de Internet e empresas de telefonia móvel. Inicialmente desenvolvido como a rede LTE, o verdadeiro padrão 4G chegou aos Estados Unidos por volta de 2012. Ele opera como uma rede de comutação de pacotes de protocolo da Internet, em vez dos pacotes tradicionais de comutação de circuitos.

As 8 principais diferenças entre LTE e 4G

Com duas redes semelhantes coexistindo lado a lado, pode ficar confuso escolher qual rede usar ou até mesmo entender por as redes são semelhantes, mas não iguais. Uma forma de acertar é conhecendo as diferenças entre cada rede. As diferenças entre o padrão 4G e a rede LTE incluem o seguinte:

1. Comutação de pacotes vs. comutação de circuitos

Uma das diferenças entre 4G e LTE é o método de transferência de dados. Independentemente do conteúdo transferido ou rede utilizada, os dados devem ser empacotados e enviados através de uma conexão na internet.

Redes mais antigas, como a tecnologia LTE, usam uma rede de comutação de circuitos. A tecnologia de comutação de circuitos refere-se ao sistema usado para se comunicar. Neste sistema, uma conexão é feita diretamente do remetente ao destinatário através da rede. Todas as formas de transferência de dados ao longo dessa conexão serão feitas através da linha direta singular.

Isso pode ser uma chamada telefônica completa, transferência de um arquivo, download, etc. As redes de comutação de circuitos têm a vantagem de tempos de conexão mais curtos. Além disso, há menos chance de cair a conexão depois que ela é estabelecida.

Por outro lado, as redes 4G usam um sistema de transferência de dados conhecido como comutação de pacotes. Este é um sistema mais recente que pode aproveitar o aumento do número de pontos conectados em todo o mundo. Ao usar uma rede de comutação de pacotes, os dados que estão sendo transferidos pela rede são divididos em bits menores chamados pacotes, o que torna essencial a proteção contra detecção de pacotes.

Esses pacotes são transferidos para o terminal necessário em qualquer caminho aberto. Assim, ele usa o caminho mais eficiente disponível. Ele reduz a quantidade de perda de dados porque permite reenviar pacotes descartados. É um meio muito eficiente de transferência de dados.

2. Área de cobertura

A Área de Cobertura é um fator crucial que deve ser cuidadosamente considerado ao decidir qual geração ou tipo de rede usar. A cobertura de área pode determinar se o seu telefone habilitado para 4G pode operar com velocidade e eficácia máximas. A área de cobertura para LTE e 4G depende da localização do usuário da rede.

O 4G foi lançado com força total nos países mais desenvolvidos e é usado em quase todos os lugares, enquanto o uso do LTE está diminuindo. Mas isso pode ser diferente em áreas menos desenvolvidas onde o LTE (4G LTE) está sendo usado no lugar do 4G real.

Independentemente da localização, o 4G recebeu recentemente reconhecimento e popularidade da sociedade. Isso deu a ela uma vantagem sobre a rede LTE, eliminando-a gradualmente. No entanto, se você deseja experimentar o 4G LTE, deve encontrar uma operadora com a melhor cobertura. Também é importante visitar mais de uma loja de varejo para verificar as várias velocidades de rede e intensidade do sinal.

3. Velocidade de transferência de dados

Nesta era do computador, a velocidade é indiscutivelmente o rei. As melhores experiências de internet vêm com um desenvolvimento mais recente em termos de velocidade. Quando o 3G chegou, foi um grande alívio para as baixas velocidades das redes 2G. Foi rapidamente seguido pelo LTE e, finalmente, pelo 4G, com o 5G no horizonte.

Uma diferença significativa entre as redes LTE e 3G está na velocidade de conectividade e transferência de dados. A banda larga sem fio LTE é cerca de 10 vezes mais rápida que a rede 3G e tem uma velocidade média de download de 12 a 30 Megabits por segundo. Ele também pode lidar com uploads para a Internet em 2-5 MBps. Não há um padrão definido para a velocidade LTE. Vale ressaltar que é mais rápido que o 3G. O LTE cobre uma faixa de 3 Mbps e fica um pouco abaixo da velocidade de 4G.

Por outro lado, a rede internacional de telecomunicações classificou o 4G como padrão de rede operando com velocidade de download entre 100 Mbps e 1 Gbps. Esta é a velocidade real das redes 4G genuínas. Isso torna o 4G invariavelmente melhor na velocidade de transferência de dados do que a rede LTE. Como o LTE foi apelidado de 4G LTE, é essencial saber que a rede 4G existente também pode ser chamada de 4G LTE A, 4G LTE+, etc.

Essas taxas de bits são significativas porque afetam quase tudo o que fazemos na internet. Ao transmitir vídeos, fazer chamadas de vídeo, usar aplicativos que consomem muitos dados e realizar transações on-line, a baixa velocidade leva a muitas interrupções, atrasos e experiências ruins do usuário.

4. Força do sinal

A intensidade do sinal é a qualidade dos padrões de rede que se refere à potência de saída de um transmissor recebida de uma antena de referência à distância. A intensidade do sinal é medida em dB milivolts por metro (dBmV/m). Sua medição inclui parâmetros como RSSI (Indicador de Intensidade do Sinal Recebido), RSRP (Potência Recebida do Sinal de Referência), RSRQ (Qualidade Recebida do Sinal de Referência) e SINR (Relação Sinal para Interferência mais Ruído).

Para redes LTE, um valor RSRP de cerca de -80dBm mostra excelente força de sinal com velocidades máximas de dados. As redes 4G também operam dentro de um limite de cerca de -90dBm. Isso tem uma leve diferença na velocidade de transferência de dados em ambas as redes. No entanto, o efeito não é sentido tão intensamente quanto o platô das taxas de dados em torno de uma intensidade de sinal de -100dBm.

5. Latência

Latência é um termo em tecnologia de comunicação que descreve quanto tempo um pacote de dados precisa ser movido de um ponto designado para outro. Representa atrasos na transferência de dados de um lado para o outro em uma rede. O período de latência ideal é igual a zero e é virtualmente possível. Porém, quanto mais próxima a latência estiver de zero, melhor será a rede.

Ao comparar a latência da tecnologia LTE e 4G, há uma grande diferença a ser observada. A latência LTE é de cerca de dez milissegundos. Isso significa um atraso de 10ms na transferência de dados em dois pontos em uma rede. Esse valor de latência pode não ser importante ao navegar por uma receita ou procurar um conceito no Google.

No entanto, quando se trata de processos mais intensivos em dados e sensíveis ao tempo, como jogar videogames, videoconferências, streaming do YouTube e assim por diante, 10 ms é muito tempo de espera para que os dados sejam enviados por uma rede, o que pode afetar desempenho do aplicativo.

O 4G, por sua vez, tem uma latência de 5 milissegundos. Isso é metade do atraso experimentado no LTE cortado em um pedaço. Portanto, o 4G é mais avançado que o LTE em latência.

6. Consumo de dados

O consumo ou uso de dados é outro ponto de comparação entre essas duas redes. No entanto, desta vez, favorece o LTE, pois a maioria das pessoas reclama que gasta quantidades mais consideráveis de dados usando 4G. Mas isso é verdade? O fato é que nenhuma rede consome grande quantidade ou menor volume de dados que a outra.

Todas as funções que você executa na Internet, como transmitir um vídeo, ler um livro, assistir a um filme, fazer uma chamada de voz, jogar um jogo, baixar um aplicativo ou fazer pesquisas, todas têm uma pegada de dados fixa. Uma página será carregada, consumindo 4 megabytes de dados, independentemente de você usar 3G, LTE ou 4G. A diferença, porém, fica por conta da velocidade.

Todavia, como o 4G é mais rápido que o LTE, os usuários de 4G tendem a gastar mais dados simultaneamente do que os usuários de LTE. Isso ocorre pois eles podem acessar mais funções do que o usuário LTE. Eles poderiam ter passado por vários sites em uma hora enquanto baixavam um arquivo de 1 GB em segundo plano. Isso levará mais tempo no LTE, fazendo parecer que eles consumiram volumes de dados menores no final do mês ou ciclo de cobrança.

7. Preço e acessibilidade

O preço é um diferencial crucial para cada usuário na hora de escolher os provedores de serviços e o tipo de rede. No entanto, a diferença de preço entre LTE e 4G não é muito perceptível principalmente porque os dois produtos foram lançados aproximadamente na mesma época.

O LTE, contudo, é mais orientado para IP do que o 4G e usa um backhaul mais barato. Mas não há uma diferença clara de preço. O preço de 4G versus LTE também é afetado pelo marketing, pelas empresas de manufatura que produzem telefones celulares, modems, roteadores (tanto roteadores comuns quanto mesh ) e pelos provedores de serviços que fornecem os serviços de rede. As versões mais recentes dos produtos serão invariavelmente mais caras do que as versões mais antigas, especialmente durante o período de lançamento. Isso se aplica a dispositivos 4G e LTE.

8. Suporte para ponto de acesso

Dispositivos móveis com pontos de acesso podem compartilhar sua internet com dispositivos habilitados para Wi-Fi próximos. Isso funciona de maneira semelhante ao Wi-Fi e roteadores comuns. Tanto o LTE quanto o 4G podem compartilhar pontos de acesso com outros telefones, guias e laptops.

No entanto, a velocidade do 4G o torna mais adequado para compartilhar pontos de acesso. A maioria das áreas públicas tem Wi-Fi gerenciado gratuito e, portanto, pode não ser um grande desafio, mesmo se você usar LTE. No entanto, vale a pena considerar ao avaliar ambas as redes.

Aplicações de LTE e 4G: qual você deve escolher?

As tecnologias LTE e 4G estão tão próximas na evolução dos sistemas de rede que pode ser um desafio escolher uma em detrimento da outra. Não há diferenças aparentes que possam facilitar a indicação de um como a melhor escolha para uma aplicação específica. No entanto, ainda existem algumas escolhas preferidas em cada ponto no tempo.

LTE e 4G foram aplicados a muitas novas áreas que antes não eram alcançadas com a tecnologia 3G. Um exemplo é a videoconferência para vários usuários.

A videoconferência tornou-se inevitável para quase todos os usuários da Internet, desde trabalhadores remotos até aulas online, suporte ao cliente, reuniões de associações mundiais, etc. Isso só se tornou possível devido a conexões de Internet melhores e mais rápidas. Portanto, para usuários e empresas que frequentemente precisam participar de videoconferências, é necessária a conexão de internet mais rápida, que é a rede 4G em vez de LTE.

Outra aplicação das redes 4G sobre LTE é seu uso como meio de hotspot. O 4G tem uma velocidade potencial de transferência de dados de até 1 Gb por segundo. Isso o torna um excelente substituto para Wi-Fi local quando necessário.

Suponha que mais de um dispositivo precise de acesso à Internet, você pode usar apenas um provedor de serviços em um dispositivo habilitado para 4G ou SIM para compartilhar um ponto de acesso entre esses dispositivos, em altas velocidades, sem reduzir a qualidade do dispositivo principal. Isso é muito importante para criar redes sem fio 4G em áreas rurais que não têm acesso a cabos e outras facilidades, uma oportunidade de oferta de serviço para provedores regionais.

A Internet das Coisas (IoT) não pode ser deixada de lado quando se considera as aplicações de rede 4G e LTE. A transferência múltipla de dados entre endereços IP é inevitável na IoT. Um desafio foi ter uma rede para suportar essa carga de dados. Inegavelmente, o 4G tem uma chance melhor de facilitar a IoT do que o LTE. Vários outros aplicativos de rede 4G e LTE incluem serviços GNSS (Global Navigation Satellite System) baseados em localização, telemedicina, HDTV, videogames sob demanda etc. Cada usuário de rede e tomador de decisões de TI deve decidir cuidadosamente qual opção é mais adequada para suas necessidades e aproveite os benefícios que vêm com ele.

Soluções da Venko

As demandas por banda larga ultrarrápida são cada vez maiores, inclusive em áreas remotas, como fazendas, propriedades rurais, zonas industriais e portos, equipados, em uma tendência crescente, com implementos, máquinas e dispositivosdemandantes de conectividade.

Para isso, a Venko Networks disponibiliza uma solução completa em 4G, envolvendo desde a aqruitetura do Core até os CPEs, externos e internos, passando pelos Rádios, de múltiplas frequência, para provedores poderem prover o serviço como concetividade.

Possuímos, ainda, uma equipe de especialistas para lhe prestar toda assistência necessária para tirar o seu projeto do papel, desde a concepção à comercialização.

Conheça as soluções da Venko, clicando aqui.

Se preferir, entre em contato conosco pelo Whatsapp, clicando aqui.

Fonte: Spice Works e Assessoria Venko Networks

Imagem: Image by Freepik