Um estudo sobre os principais grupos que sofreram ataques cibernéticos entre julho e setembro de 2022 demonstrou que o setor de saúde foi o mais visado por ataques de ransomware. No pódio dos que mais sofreram com este problema, estão os provedores de internet e o setor financeiro, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
No Brasil, os ataques cibernéticos registraram alta de 37%, enquanto no mundo, o número aumentou 28%.
No setor de saúde, a cada 42 organizações, uma foi impactada por ransomware. Isso resultou em um aumento de 5% em relação a 2021. De acordo com a avaliação da categoria, os grupos de ransomware focaram em hospitais devido à intensa pressão que as empresas possuem para atender às demandas, sendo muito sensíveis a sequestros de sistema, por exemplo.
Dentre os provedores de internet, uma em cada 43 organizações foi afetada, ficando em segundo lugar entre as mais atacadas e também sendo muito demandantes de seus sistemas e redes no ar para seguir operando. Já o setor financeiro, que tradicionalmente sofre ataques físicos e virtuais, apresentou alta de 17%. De 49 corporações deste tipo, uma sofreu interferência de ransomware.
O varejo foi o setor que obteve o maior crescimento de ataques, majorando o volume em 39% na comparação com o terceiro trimestre de 2021.
No geral, o levantamento expõe que o número de ataques deste tipo caiu 8% em todo mundo em razão da escolha de outro métodos de ataques por hackers, como botnets e hacktivismo. Todavia, o ransomware ainda se mantém como um dos principais perigos às instituição em virtude de seu poder em causar grandes interrupções nos sistemas.
O estudo foi realizado pelos pesquisados da Check Point Software.
Maximize sua segurança com soluções e equipamentos Venko
Para aumentar os níveis de segurança de sua corporação, a Venko Networks, especialista em conectividade e cibersegurança, atua em três frentes, englobando serviços e produtos desenvolvidos para ampliar a proteção de sua rede.
A fim de conceber maiores camadas de proteção para sua empresa – especialmente àquela de alta sensibilidade, como governos, provedores, hospitais e empresas de serviço financeiro, unimos conceitos como Zero Trust Networks e Software Defined Perimeter, resultando em uma abordagem eficaz e inovadora.
Além disso, os firewalls de próxima geração CGNAT da Hillstone, disponibilizado pela Venko, asseguram segurança fim-a-fim para sua rede, evitando, de forma inteligente e automatizada, que anomalias invadam o sistema de sua corporação. Para isso, também mantemos uma equipe especializada no tema para lhe oferecer todo suporte local necessário.
Saiba mais sobre nossas soluções em cibersegurança, clicando aqui.
Saiba mais sobre nossas soluções em CGNAT, clicando aqui.
Fonte: Assessoria Venko Networks com informações de Abranet
Imagem: Image by rawpixel.com on Freepik