Venkonnect

Fique por dentro de nossas notícias

Movistar lança fibra de 2Gb com XGS-PON no Chile

08 de julho, 2022

A subsidiária da Telefónica no Chile, a Movistar, é a primeira do grupo a fazer a transição para a nova fibra XGS-PON. A partir deste verão, a operadora vai comercializar uma conexão com 2.000 gigabytes simétricos equipada com um novo roteador WiFi 6.

Há um ano o assunto sobre os planos da Telefónica de migrar a tecnologia usada por sua fibra para a rede doméstica para XGS-PON é debatido, a fim de torná-la capaz de suportar velocidades de até 10 Gbps sem a necessidade de substituir a fiação do ruas. Enquanto isso, outras operadoras se adiantaram e já possuem conexões de 10 Gb no mercado, embora sua cobertura ainda seja bastante limitada.

Na apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2021, a Telefónica revelou a existência do projeto Open Broadband, um plano arriscado para a transição do atual GPON com o qual a rede FTTH trabalha, para o XGS-PON, utilizando tecnologia própria em vez de soluções fechadas de fabricantes como as que outros operadores estão usando. A Telefónica quer substituir os atuais OLTs por hardware genérico gerenciado por software de virtualização de código aberto.

Desde então, a Telefónica vem divulgando algumas previsões para este projeto em cada apresentação de resultados trimestrais. As últimas informações indicavam que o lançamento comercial ocorreria este ano no Brasil. Nos demais países onde a empresa atua, a migração ocorreria entre 2022 e 2025.

O primeiro movimento comercial de que temos notícias agora vem do Chile. Lá a Telefónica anunciou a disponibilidade para contratar uma conexão de 2 Gbps de velocidade simétrica baseada na tecnologia XGS-PON. A Movistar se refere a essa evolução como Fibra Turbo, que será acompanhada por um novo roteador WiFi 6.

No momento, os 2.000 megabytes estão disponíveis apenas na Região Metropolitana de Santiago do Chile.

XGS-PON da Venko

Seguindo a tendência global, provedores e operadoras da América Latina também estão aderindo ao XGS-PON. No Brasil, a Venko Networks já oferta esta tecnologia de ponta, que entrega alta performance e, serviços B2B e B2C através da inovadora Micro-OLT plugável da Tibit.

Este dispositivo transforma switches e roteadores com soquetes SFP+ em uma OLT XGS-PON viabilizando a oferta de planos de acesso com até 10GBps simétricos. Com ela, o seu provedor a tenha a mesma tecnologia utilizada nos locais com os maiores níveis de conectividade do mundo, porém com custos e tempo para implementação reduzidos. Quando comparada a Metro Ethernet 10G, por exemplo, os custos são mitigados em até 68%.

Vale lembrar que o XGS-PON, gerando conexões com velocidades simétricas para downstream e upstream de até 10 Gbps, é um diferencial, mas cada vez mais, uma necessidade, para atender a demanda de consumo atual.

Faça como dezenas de provedores que estão se diferenciando no mercado e leve o XGS-PON da Venko para seu negócio.

Saiba mais sobre a solução clicando aqui.

Fonte: Assessoria Venko Networks com informações de Banda Ancha

Imagem: Fiber optic photo created by freepik - www.freepik.com