Venkonnect

Fique por dentro de nossas notícias

As redes de fibra se preparam para voar a uma velocidade de 10Gb/s

22 de Julho, 2021
As redes de fibra se preparam para voar a uma velocidade de 10Gb/s

A alta velocidade e a simetria estão em pauta nos principais provedores do mundo Já mostramos por aqui a implementação do XGS-PON nos Estados Unidos e, agora, vamos analisar a situação da Europa, lembrando que a tecnologia já está disponível no Brasil, através da Venko Networks.

Há anos se fala sobre a chegada de novas tecnologias como o XGS-PON, que ampliam a velocidade das redes em até 10 GB simétricos, bem acima dos 2,5 Gbps downstream e 1,25 Gbps upstream que oferecem atualmente com GPON.

Isso não significa que teremos imediatamente conexões de 10 Gbps em casa, mas, com os provedores as implementando, poderemos dar o salto em breve para conexões simétricas de 2,5 Gbps residenciais e corporativas sem problemas. Claro que com novos equipamentos, tanto roteador quanto placa de rede, mas há como conviver com o legado e possibilitar a implementação com o suporte especializado, tal como faz a Venko para provedores nacionais.

Exemplificando esta onda cada vez mais forte, revisamos, a seguir alguns projetos em andamento que visam oferecer muito mais velocidade e especialmente a simetria que o consumidor está demandando.

DELTA Fibra implanta fibra XGS-PON

A operadora holandesa relatava em seu site oficial o início dos trabalhos para implantar a mais recente tecnologia de fibra óptica. Estes passam pela tecnologia XGS-PON para oferecer velocidades de até 10 Gbps, embora a rede esteja preparada para mais velocidade.

A nova velocidade será uma realidade a partir do ano 2022. Os clientes que se conectarem a essas redes aprimoradas terão um roteador de última geração preparado para este padrão que terá compatibilidade com WiFi 6, já que é a tecnologia wireless que permite o aproveitamento disso.

Orange irá atualizar sua fibra para XGS-PON

A Orange não escondeu seus planos de implantar a tecnologia XGSPON a partir deste ano em 5 cidades espanholas que ainda não foram confirmadas. Olhando para 2022 e 2023, a tecnologia alcançaria o restante das casas em massa. As conexões podem ir até 10 Gbps, embora pareça que os planos passam a oferecer algo menos.

A operadora francesa já nos mostra os benefícios dessas tecnologias há anos. Na verdade, em algumas edições do Mobile World Congress, vimos demonstrações em que eles alcançaram velocidades incríveis com essas tecnologias.

Movistar tem XGS-PON planejado para 2022

A Movistar espera iniciar a implantação do XGS-PON em 2022. Em algumas comunicações internas que vazaram, vemos como o objetivo era implantá-lo um pouco mais cedo, mas o mercado está no comando e ainda não há necessidade urgente de mais velocidade. A operadora azul acaba, como a que diz, lançando conexões de até 1 Gbps de velocidade.

Na Movistar o novo roteador xHGU é esperado para maio de 2022.

XGS-PON no Brasil

No Brasil, a tecnologia XGS-PON já impacta milhares de clientes através das soluções da Venko e está disponível para os provedores que desejam moldar o futuro da conectividade no país.

Dotada de um modelo de implementação que estabelece uma parceria para absorção de conhecimento por parte do provedor e pleno suporte, a Venko Networks foca no crescimento exponencial da demanda.

Puxada pelo uso da internet de alta velocidade acelerado pela pandemia e pelos investimentos e consolidações dos provedores regionais e grandes operadoras, cientes de que quem se movimenta primeiro na oferta tem inúmeras vantagens competitivas, a demanda está em pleno crescimento.

Saiba mais acerca das soluções de XGS-PON da Venko, clicando aqui.

Fonte: ADSLZone e Assessoria Venko

Imagem: www.freepik.com